Quando falamos sobre venda de produtos hospitalares, a gestão da loja tem grande influência nos resultados, principalmente no que se diz respeito às estratégias para diversificação de produtos e à atração de consumidores.
Por se tratar de um nicho com necessidades específicas, também é preciso investir em produtos de qualidade e contar com fornecedores de confiança. Além disso, como em qualquer estabelecimento comercial, deve-se trabalhar com metas, treinar os colaboradores e conhecer as particularidades do seu público.
Portanto, preparamos este conteúdo com algumas boas práticas para impulsionar a venda de produtos hospitalares. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Conheça seu público-alvo
Vender produtos hospitalares e itens voltados para conforto não é tão diferente de atuar em outros segmentos do mercado. Um dos primeiros passos para se obter sucesso nas vendas é conhecer o perfil dos clientes potenciais, isto é, as pessoas que são mais propensas a virarem compradoras.
Qualquer estratégia de vendas deve abranger diferentes tipos de atendimento, abordagens personalizadas e uma comunicação adequada ao perfil do seu público. As chances de fidelização a longo prazo aumentam consideravelmente quando há uma identificação por parte do cliente em relação às marcas com as quais ele se relaciona.
Ofereça um atendimento de qualidade
Tem sido cada vez mais difícil se diferenciar de forma competitiva na era da informação digitalizada e da forte presença tecnológica nas atividades cotidianas. No entanto, existe algo que nenhum computador ou software pode substituir: a interação humana.
A questão é que um atendimento personalizado pode fazer com que a sua loja se destaque e os impactos sejam sentidos na venda de produtos hospitalares. Para tanto, é importante que os vendedores entendam as particularidades de cada item comercializado.
Além de dar mais credibilidade à loja, isso mostra que ela se preocupa em suprir as necessidades de cada cliente, atendendo-os de maneira única e diferenciada. Sem mencionar o fato de que colaboradores bem informados são capazes de sanar qualquer dúvida que possa surgir, o que tende a garantir muito mais vendas.
Treine seus colaboradores
Para oferecer um atendimento de qualidade na sua loja de home care, é essencial que o time responsável por essa fase do processo de compra:
- receba a devida capacitação sobre o nicho em que está atuando;
- demonstre interesse pelas necessidades dos consumidores;
- saiba se comportar de acordo com as expectativas desse público.
A concorrência está só esperando um deslize seu. Caso o cliente não se sinta satisfeito, ele sabe muito bem que pode procurar outro estabelecimento. Sendo assim, invista em treinamentos para profissionalizar a sua equipe e torná-la mais do que preparada para atuar no segmento de produtos hospitalares.
Diversifique os produtos
Outro ponto importante para atingir um bom desempenho na venda de produtos hospitalares é a diversificação, isto é, um mix de itens que mostre variedade de alternativas ao consumidor.
E não estamos nos referindo somente às mercadorias oferecidas. É possível dar mais opções aos clientes, como locação de equipamentos para tratamentos específicos de home care e assistência técnica. Veja o que pode funcionar no seu caso.
Quanto maior for o leque de possibilidades, maiores são as chances de atender a uma grande parcela do público do estabelecimento. Lembre-se: diversificação é sinônimo de sucesso.
Acompanhe as tendências de mercado
O mercado de produtos hospitalares e itens de conforto está sempre se reinventando. Como um intermediador entre os fornecedores e os clientes finais, é o seu papel acompanhar todas as tendências desse segmento. Para isso, é muito importante manter seus conhecimentos atualizados em relação ao que está acontecendo.
Faça pesquisas e vá a feiras, eventos e exposições do segmento para adquirir mais informações sobre o que está sendo vendido e o que deve ser lançado em breve no mercado. Manter-se um passo à frente é a melhor estratégia para que sua loja não seja ultrapassada pela concorrência.
Apresente novidades
Com base na dica do tópico anterior, outro ponto fundamental para garantir boas vendas de produtos hospitalares é sempre trazer novidades em seu estabelecimento. Dessa forma, você se posiciona no mercado e mostra ao público que sua loja se mantém atualizada em relação às tendências.
O mercado de home care é bastante cauteloso com mudanças, mas se reinventa com uma grande frequência, já que existem profissionais trabalhando diariamente para criar soluções inovadoras e que atendam às necessidades de conforto tão específicas desse público.
Quando você investe em novidades e nas principais tendências, o cliente percebe que a sua loja tem interesse em atender às necessidades dele e em vender produtos novos. Lembrando que os colaboradores também precisam ter seus conhecimentos constantemente atualizados — em especial, após a chegada de novos equipamentos.
Independentemente de serem aparelhos tecnológicos ou produtos mais simples, o fato é que ética e profissionalismo devem andar juntos na hora de apresentar as novidades ao público.
Consiga um bom fornecedor
Por fim, se existe uma “regra” no mercado de produtos hospitalares é a alta qualidade. O que queremos dizer é que não há margem de erro nesse tipo de equipamento. O menor defeito de fabricação em uma peça pode causar consequências desastrosas, prejudicar seriamente a imagem da loja e, ainda, comprometer vidas humanas.
Por isso, é indispensável se certificar de que você está adquirindo produtos com garantia de qualidade e que tenham sido analisados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além disso, bons fornecedores sempre trazem as maiores novidades do mercado e atendem às necessidades de prazo e demanda do seu estabelecimento, garantindo que seus clientes recebam apenas o que há de melhor no setor.
Como vimos, mesmo com todas as particularidades desse segmento, lidar com a venda de produtos hospitalares não é muito diferente de atuar em outros nichos do mercado, pelo menos no que diz respeito ao processo de vendas em si. É preciso conhecer o público, pautar suas estratégias em preceitos éticos, trazer novidades e, claro, sempre oferecer itens de alta qualidade por meio de bons fornecedores.
Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre como ter sucesso nas vendas do seu estabelecimento, que tal conhecer a linha de produtos hospitalares da Natural Home Care? Entre em contato conosco e saiba como podemos firmar essa parceria!